5 Dicas de Gestão de Tempo que podem salvar o seu ano

A maneira como investimos cada minuto do nosso tempo define nosso grau de satisfação com a vida, e os resultados alcançados.

O recado é claro: para mudar sua vida, mude a forma como investe seu bem mais precioso: seu tempo.

Pensando nisso, te deixo 5 dicas preciosas selecionadas do meu curso, para que aproveite melhor seu tempo e alcance seus objetivos.

1. CLAREZA DE OBJETIVOS = META ALCANÇADA

Se não tivermos muito claro nosso objetivo para daqui a 5 anos, fica difícil estabelecer com firmeza nossa meta anual. E sem a meta anual, fica impossível tomar ações realmente eficazes e que poderiam te aproximar do seu futuro desejado. Então ter clareza de onde deseja chegar é a primeira grande dica!

2. ESCREVA SUA META

Se deixar sua meta apenas vagando em seus pensamentos, ela some ou, à medida que o tempo passa, tendemos a ir reduzindo a meta, para não passarmos pelo “fracasso” de não alcançá-la. Então escreva: na agenda, no post it, no bloco de notas, na lousa, onde quiser... mas ESCREVA.

3. DIGA NÃO!!

Treine dizer não! Essa habilidade pode te tirar de enrascadas que te afastam da sua meta. Diga sim à sua meta, aos seus desejos, às pessoas e situações que são importantes para você, e não para tudo que te afaste de onde deseja chegar.

4. ELIMINE GRUPOS E APLICATIVOS

Como a maioria das pessoas, aposto que as horas passam enquanto você olha para a telinha preta sem sequer perceber, né? Uma dica, apague todos os aplicativos que não usou no último mês. Saia também de grupos de conversa que não te agregam, mas tomam seu tempo entre vídeos, imagens e conversas sem sentido. Afinal, acho que dedicar seu tempo para realizar sua vida dos sonhos poderia ser bem mais divertido, né?

5. FAÇA UMA SEMANA PODEROSA

Ao começar a semana, tenha clareza pelo menos de UMA coisa que fará em cada um dos dias dessa semana, e que te aproximará do seu objetivo desejado. Essa “COISA” pode mudar a sua vida.

Confie em mim!

Procrastinação: O que é, quais as causas e qual solução



Certamente você já passou pela experiência de saber que precisa fazer algo, e deixar para depois. Mas se serve de consolo, saiba que TODOS nós temos esse hábito.

Em maior ou menor grau somos todos procrastinadores. Neste texto entenderemos as duas principais causas da procrastinação e assim poderemos agir massivamente contra esse postergar de resultados.

E isso nos causa stress, sensação de culpa, aumento da ansiedade, perda da produtividade, vergonha. E mesmo assim, continuamos a procrastinar.

Manter-se na zona de conforto pode não ser a melhor saída, ou a mais inteligente, mas certamente é confortável.

E nesse caminho de conforto, vamos dia após dia, encontrando distrações que acabam por postergar o início da execução de tarefas que seriam importantes para alcançar bons resultados.

Até que quando chegamos perto no fim do prazo, fazemos tudo de qualquer jeito, tendo a qualidade do resultado que tanto precisávamos prejudicada.

Mas antes de ver como resolver esse problema tão comum, vale a pena entender como ele se forma.

A procrastinação tem origem em apenas duas causas: o excesso de preparo, misturado com pouco desejo. Ou exatamente o inverso: a falta de preparo, misturado com um desejo exacerbado.

A Primeira Causa: O Excesso de preparo como causa da procrastinação

No primeiro caso, somos levados à acomodação. Ficamos um tempo maior que o desejado na zona de conforto, por estarmos confortáveis por estarmos bem preparados.

E nessa zona, aguardamos pela vinda de um desejo incontrolável de tomar uma ação, e enquanto ele não chega, ali permanecemos, adiando a tomada de ações, e consequentemente nossos resultados.

A Segunda Causa: Muito desejo para pouco preparo

Existem também situações nas quais nos deparamos com um desejo forte pela realização de algo. Mas paralisamos por não termos preparo suficiente para a tomada de ação.

Aqui reside o medo, como o medo de não ser bom o suficiente ou o medo de fracassar. E dominados pelo ego, optamos por não concretizar ações, assim eliminamos o risco de errar e fracassar, mas também eliminamos as chances do sucesso.

Assista o vídeo que está no fim desta matéria.

A solução para a procrastinação

Para agir massivamente contra essas duas causas, uma forma bastante funcional é trabalhar no aumento do seu merecimento (para aumentar seu desejo e te colocar em ação).

Já que somos movidos por crenças de merecimento e a fim de garantir nosso instinto de proteção, só passamos a desejar algo maior quando acreditamos que realmente merecemos e podemos alcançar.

Então perceba todo seu esforço, e conquistas nos últimos anos, e o quanto é merecedor de ações que te tragam resultados maiores.

Mas o aumento do desejo sem o preparo devido nos causaria ainda mais ansiedade e frustração.

E essa é a hora de agir massivamente em busca de mais cursos, leituras, vídeos e conhecimentos que possam te levar mais próximo de alcançar sua meta.

Um fator que também devemos ter em mente é que o ser humano prefere as gratificações instantâneas às futuras.

E uma boa dica para driblar isso é gerar satisfações instantâneas para pequenas ações concretizadas.

Ir tomar um café na cafeteria de sua preferência, ou liberar-se para assistir mais um capítulo da sua série favorita podem ser formas de "presentear-se" após cada ação realizada na direção de seu objetivo.

Confira vídeo sobre o assunto e caso queira mais, acesse minhas redes sociais pelo:

Facebook
Instagram

Utilizamos cookies para analisar a sua interação com o nosso site e assim poder oferecer a melhor experiência possível. Permanecendo neste site, você concorda com o uso destes cookies. Saiba mais.