5 Dicas de Gestão de Tempo que podem salvar o seu ano

A maneira como investimos cada minuto do nosso tempo define nosso grau de satisfação com a vida, e os resultados alcançados.

O recado é claro: para mudar sua vida, mude a forma como investe seu bem mais precioso: seu tempo.

Pensando nisso, te deixo 5 dicas preciosas selecionadas do meu curso, para que aproveite melhor seu tempo e alcance seus objetivos.

1. CLAREZA DE OBJETIVOS = META ALCANÇADA

Se não tivermos muito claro nosso objetivo para daqui a 5 anos, fica difícil estabelecer com firmeza nossa meta anual. E sem a meta anual, fica impossível tomar ações realmente eficazes e que poderiam te aproximar do seu futuro desejado. Então ter clareza de onde deseja chegar é a primeira grande dica!

2. ESCREVA SUA META

Se deixar sua meta apenas vagando em seus pensamentos, ela some ou, à medida que o tempo passa, tendemos a ir reduzindo a meta, para não passarmos pelo “fracasso” de não alcançá-la. Então escreva: na agenda, no post it, no bloco de notas, na lousa, onde quiser... mas ESCREVA.

3. DIGA NÃO!!

Treine dizer não! Essa habilidade pode te tirar de enrascadas que te afastam da sua meta. Diga sim à sua meta, aos seus desejos, às pessoas e situações que são importantes para você, e não para tudo que te afaste de onde deseja chegar.

4. ELIMINE GRUPOS E APLICATIVOS

Como a maioria das pessoas, aposto que as horas passam enquanto você olha para a telinha preta sem sequer perceber, né? Uma dica, apague todos os aplicativos que não usou no último mês. Saia também de grupos de conversa que não te agregam, mas tomam seu tempo entre vídeos, imagens e conversas sem sentido. Afinal, acho que dedicar seu tempo para realizar sua vida dos sonhos poderia ser bem mais divertido, né?

5. FAÇA UMA SEMANA PODEROSA

Ao começar a semana, tenha clareza pelo menos de UMA coisa que fará em cada um dos dias dessa semana, e que te aproximará do seu objetivo desejado. Essa “COISA” pode mudar a sua vida.

Confie em mim!

10 passos para criar uma meta bem sucedida

*Este texto é parte do livro "Gerenciando seu Tempo", de Vanessa Tacchi

Criar uma meta bem sucedida começa com saber exatamente o que e como ela é.

Já dizia Lewis Carroll, em "Alice no País das Maravilhas": "se não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve".

Gerenciar é atingir metas. Não existe gerenciamento sem metas. Nem metas sem gerenciamento. Portanto, tenha metas e objetivos bem definidos.

Assim, tudo o que fizer deve ser focado nessas metas. Durante seu dia, tenha atividades que ajudem a alcançá-las. Todo o restante será desperdício de tempo.

Comportamentos de sucesso

A fim de alcançar um bom nível de atingimento de metas, primeiro é importante focarmos algumas estruturas de comportamentos.

E já que TUDO é treino!!! E esta é uma parte importante para treinarmos: nossos pensamentos e comportamentos!

Adote uma atitude voltada para resultados, e não para problemas. Descubra o que você quer, os recursos que possui e use-os para atingir os resultados desejados. O pensamento ideal é: o que posso fazer para resolver?

Foco é força, e se tivermos foco nos problemas, estes serão fortalecidos. Para fortalecer as soluções, o seu foco deve estar nelas!

Perceba a oposição entre feedback e fracasso. Perceber que algo não está "dando certo" pode ser uma grande oportunidade de mudar o rumo e fazer diferente para alcançar resultados melhores.

Assuma seus resultados! Para grandes resultados, não adianta se comportar como vítima. As mudanças acontecem quando você se responsabiliza e toma as ações necessárias.

Para ter sucesso na vida, uma pessoa ou empresa precisa ter em mente três coisas:

      Estabelecer com clareza aonde quer chegar.
      Estar alerta e receptiva para observar o que está conseguindo.
      Ter flexibilidade para continuar mudando até conseguir o que quer.

O objetivo é que você aprenda a gerenciar seu tempo de maneira que libere tempo de sua rotina para percorrer suas metas. Para isso, é hora de definir quais serão suas metas. Usaremos a estratégia da "Boa Formulação de Metas".

Na prática...

A seguir, você encontrará dez passos para formular uma boa meta. Siga cada uma dessas orientações na hora de defini-la.

1. Utilize metas escritas

Escrever suas metas é o primeiro passo que lhe permitirá trabalhar sobre elas. Não as deixe apenas em seus pensamentos. Segundo o Dr. Gail Mathews, escrever os objetivos aumenta em 39,5% a chance de conquistá-los. Mais do que isso: compartilhar esses objetivos e progressos com amigos e pessoas próximas aumenta seu engajamento, e esse percentual cresce para 76,7%.

2. Faça metas afirmativas

O objetivo deve ser formulado no positivo, usando verbos de ação, indicando o que você quer! Por exemplo, uma meta negativa, do tipo "Eu não vou comer demais", cria um ensaio mental desse comportamento e você acabará tendo um resultado contrário ao desejado. Melhor seria: "Eu vou comer um prato por refeição, que será composto de...".

3. Encontre sua real motivação para cada meta

Perceba: metas são baseadas em listas, portanto são lógicas e ativam o lado esquerdo do cérebro. Mas o combustível para alcançá-las vem do lado direito (emocional). Desta maneira, precisamos criar uma conexão emocional com nossas metas. Para cada uma, perceba por que ela é tão importante para você. Busque o sentimento mais forte que puder alcançar e mantenha-o sempre em mente. Para que continue firme em sua meta diante de obstáculos, deseje sua meta verdadeiramente! De 0 a 10, quanto está apaixonado e empolgado com sua meta? O que precisa acontecer para virar 10?

4. Use metas centralizadas em você

Os objetivos devem ser sempre controlados pelo indivíduo. Eles serão de sua responsabilidade. Não culpe os outros ou as circunstâncias se você poderia ter agido diferente frente às situações. Ou seja, você pode delegar tarefas, mas a responsabilidade final e os objetivos são seus! Decida o que irá fazer e, mais do que isso, decida o que não irá fazer.

5. Atente-se para a temporalidade

É necessário estabelecer um limite de tempo (data) para atingir seu objetivo.

6. Adote metas mensuráveis e minuciosas

Defina: quanto, quem, onde, o que, como. Especifique e detalhe minuciosamente. Por exemplo: "Eu quero ter dinheiro!"; isso não é meta, pois R$ 1,00 já é dinheiro! Melhor seria: "Vou juntar R$ 50 mil até DD/MM/AAAA". Nesta etapa, vale investir tempo para criar. Descreva sua meta com a maior quantidade de detalhes possíveis. Por exemplo: deseja um novo apartamento? Em qual bairro? Qual a metragem? Quantos quartos? Quantas vagas? Com varanda? Como deve ser o prédio? Novo ou usado? Com muitas janelas? É bem iluminado? Como você se sente nesse ambiente? O que ouvirá quando estiver morando nele? Qual será o cheiro predominante? Construir essa imagem mental, usando todos os seus sentidos, aproxima você da realização. Aproveite esta ferramenta! Visualize e sinta diariamente essa meta como se já a tivesse alcançado.

7. Tenha metas realistas e desafiadoras

Perceba que uma meta difícil trará ainda mais prazer à sua conquista. Uma meta impossível é apenas perda de tempo. Portanto, trace uma meta que seja estimulante e totalmente possível de ser alcançada para obter resultados extraordinários!

8. Faça sempre feedback/acompanhamento

Realize feedback constante (a cada noventa dias no máximo) para analisar o resultado alcançado até o momento, verificar se muda a estratégia ou se deve permanecer com o mesmo foco. Busque evidências. O cumprimento de uma meta depende da capacida- de que se tem de acompanhar seu progresso e mudar a execução se necessário.

9. Pratique a compartimentalização

Fatie problemas para solucioná-los! Divida grandes metas em menores para tornar mais viável sua realização, para que possamos comemorar e vivenciar mais rapidamente cada conquista e para gerar maior estímulo. Quebre tarefas complexas a fim de transformá-las em tarefas simples e executáveis. Por exemplo, se deseja comprar um apartamento em dois anos, defina quanto precisa poupar por mês a cada um dos 24 meses. E, então, determine quanto precisa poupar por semana e foque as ações semanais para acumular esse montante a cada semana. Cumpra as ações semana a semana para encontrar resultados mês a mês.

10. Viva! Sinta! Comemore!

Comemore cada resultado alcançado. Durante todo o processo, sinta a emoção de já ter alcançado seu objetivo! Comemore sua realização; ela é fruto de seu esforço!

Utilizamos cookies para analisar a sua interação com o nosso site e assim poder oferecer a melhor experiência possível. Permanecendo neste site, você concorda com o uso destes cookies. Saiba mais.